Comida baiana é assunto sério na cidade. As pessoas indicam os seus restaurantes prediletos, onde juram ter a melhor muqueca, ensopado ou mariscada. Tudo bem que opção é o que não falta na Bahia e as opiniões divergem quase sempre. Mas quando esse assunto é limitado geograficamente à Praia do Forte, não há dúvidas: comida baiana boa é no Restaurante do Zequinha.
O Blog foi jantar no local no sábado do dia 04/12, no mesmo final de semana do Festival da Pimenta da Praia do Forte. Foram escolhidos dois pratos: um ensopado de camarão e outro de siri. Cada prato é acompanhado de arroz branco, farofa de dendê e pirão de peixe.
Os pratos chegaram e começaram as boas surpresas. Primeiro eles são muito bem servidos, onde duas pessoas comem muito bem, e três pessoas comem com moderação. Esse cálculo depende fome de cada um, obviamente.
O gosto é delicioso. Existe uma química perfeita dos ingredientes tornando a comida muito leve, o que é um plus na pesada culinária baiana. E conversando com o proprietário do restaurante descobrimos pelo menos um dos segredos: todos os ingredientes usados no prato são naturais. O leite de côco, por exemplo, é produzido diariamente no quintal da sua casa.
Obviamente essa informação despertou curiosidade para saber mais uns segredinhos do local. Então vamos descobrir um pouquinho da história desse lugar elogiado por todos os baianos bem informados e turistas bem guiados?
Seu Zequinha, proprietário. |
Localizado no coração da vila do balneário, o estabelecimento tem 17 anos de funcionamento e sua fama continua intacta. Esse feito é uma conquista do casal Zequinha e Dona Rai, que abriram e tocam o negócio desde 1993.
Nascido e criado na Praia do Forte, José dias dos Santos, o seu Zequinha, sempre trabalhou como carpinteiro e na área de construção civil. Um problema no ombro o levou a buscar uma nova ocupação, quando decidiu empreender no ramo da alimentação. Sua esposa, Dona Rai, passou a comandar a cozinha, e assim nasceu o restaurante Sabor da Vila. A vila ainda não era calçada e Praia do Forte era um destino de aventura. Além disso, no começo cozinhavam de um tudo, mas logo depois se especializaram em frutos do mar.
Mudaram de ponto algumas vezes, mas sempre na rua principal da vila. Quando um artista resolveu vender a casa que hoje funciona o estabelecimento não tiveram dúvidas: ali seria o ponto perfeito para os seus planos de expansão. O próprio Seu Zequinha tocou a reforma do local, utilizando todo o seu conhecimento em construção civil e carpintaria.
Clientes famosos são muitos. O falecido senador ACM era assíduo, e já ligava da estrada pedindo o famoso bolinho de peixe. Ivete, Popó e Galisteu batem ponto quando estão na Praia do Forte. Grupos turísticos, mesmo quando hospedados nos hotéis all inclusive da região, lotam durante todo o ano o salão do restaurante. Todos maravilhados com o sabor, qualidade e leveza dos pratos.
Então já sabem. Se estiverem em Praia do Forte não deixem de frequentar o Sabor da Vila – restaurante do Zequinha. To do list obrigatória.
Bahia Business Indica!
Serviço:
Endereço:
Av. ACM, s/n, Praia do Forte, BA
Telefone:
Nenhum comentário:
Postar um comentário